
S.E. Gyana Vajra Rinpoche
Khöndung Gyana Vajra Rinpoche atualmente reside no Sakya Dolma Phodrang em Rajpur, Índia. Juntamente com seu nobre pai, Sua Santidade, o Sakya Trizin e seu irmão mais velho Khöndung Ratna Vajra Rinpoche, ele se envolve nas atividades sagradas do Dharma que são realizadas regularmente no Sakya Centre em benefício de todos os seres. Como vice-presidente do Sakya Centre, ele assume suas responsabilidades administrativas e se esforça muito para garantir que as necessidades de bem-estar e educação de seus monges residentes sejam totalmente atendidas.
Rinpoche tem, por vários anos, assistido Sua Santidade, o Sakya Trizin durante as excursões de ensino de seu nobre pai, tanto na Índia quanto no exterior, enquanto ele próprio tem girado regularmente a roda do Dharma em centros em todo o mundo, dando ensinamentos e iniciações a discípulos nas Américas, Europa, Ásia e Austrália. Rinpoche é fluente em inglês, tibetano e hindi.
Em 24 de fevereiro de 2008, Rinpoche casou-se com Sua Eminência Dagmo Sonam Palkyi, ela mesma descende de uma nobre família de linhagem de Lamas. Nascido e criado na Suíça, Dagmo Kushok demonstrou desde a tenra idade um fervor incomum para o Dharma. Hoje, ela coloca sua voz notável ao serviço do Dharma, expressando através da música os valores budistas de bondade amorosa e compaixão. Rinpoche e Dagmo Kushok têm dois filhos, Khöndung Siddharth Vajra Rinpoche, nascido em 19 de março de 2014 e Sua Eminência Jetsunma Ngawang Tsejin Lhamo Sakya, nascido em 2 de abril de 2011. Ambas as crianças são dotadas de qualidades extraordinárias.
Khöndung Gyana Vajra Rinpoche nasceu em Dehradun, norte da Índia, em 5 de julho de 1979, o décimo dia do quinto mês lunar do calendário lunar tibetano, no aniversário de nascimento sagrado do Guru Padmasambhava. O nascimento de Rinpoche foi acompanhado por sinais auspiciosos, abençoando o Sakya Dolma Phodrang com a chegada de um segundo detentor de linhagem da gloriosa Tradição Sakyapa Khön.
Rinpoche recebeu o nome sânscrito de Gyana Vajra (tibetano: Yeshe Dorje), uma prática que começou com o nascimento de seu nobre pai, Sua Santidade, o 41º Sakya Trizin. Aos quatro anos de idade, Rinpoche começou a ler e escrever em tibetano, e foi notavelmente proficiente em seu aprendizado. Sob a orientação de seu nobre pai e do Venerável Lama Rinchen Sangpo, seus primeiros anos foram dedicados ao estudo de textos religiosos, leitura, escrita, gramática, memorização das principais orações Sakya e a realização de rituais.
Desde cedo, Rinpoche juntou-se ao Centro Sakya, Sua Santidade, o principal mosteiro de Sakya Trizin, onde realizou seu treinamento nos principais rituais e orações da Tradição Sakya. Depois de concluir com sucesso o curso de estudos no Sakya Centre, Rinpoche juntou-se ao Sakya College e seguiu seu currículo de Estudos Filosóficos Superiores sob a orientação do venerável Khenpo Migmar Tsering.
Ao longo de sua vida, Rinpoche recebeu de Sua Santidade o Sakya Trizin a maioria das grandes iniciações, empoderamentos, transmissões orais, bênçãos e instruções essenciais que são inerentes à Tradição Sakya, notavelmente os profundos ensinamentos lamdre de "Tomar o Resultado como o Caminho". Além disso, Rinpoche recebeu numerosos ensinamentos comuns e incomuns de alguns dos professores preeminentes do budismo tibetano de nossa era, incluindo Sua Santidade o XIV Dalai Lama, o falecido S. Emª. Dorje Chang Chogye Trichen Rinpoche, H.E. Luding Khenchen Rinpoche, Khöndung Ratna Vajra Rinpoche, H.E. Luding Khen Rinpoche, H.E. Jetsun Chimey Luding Rinpoche, o falecido H.E. Deshung Rinpoche e o falecido H.E. Khenchen.
Tendo plenamente realizado os ensinamentos de Buda, tanto sútricos quanto tântricos, Rinpoche personifica bondade e compaixão. Combinando sabedoria antiga e conhecimento contemporâneo, seu estilo de ensino único é direto, profundo e relevante para nossa realidade cotidiana, pois conceitos budistas complexos são tornados acessíveis através de exemplos aos que todos os alunos podem facilmente se relacionar. Rinpoche escolhe guiar seus alunos ao longo do caminho do Dharma como um amigo, enquanto sua abertura e senso de humor trazem alegria a todos que entram em sua presença.
oo0oo
fonte: Site do Sakya Centre
.png)


